Ensino fundamental I

Desenvolver habilidades, estruturas de pensamento, atitudes e posturas, estimulando a autonomia do aluno: esta é a base da proposta pedagógica do nosso Ensino Fundamental 1

Nesta fase em que a criança já traz sua bagagem de experiências, buscamos o equilíbrio entre a individualidade e o meio, construindo o conhecimento de acordo com suas vivências.

Na Era da Informação, o aluno do Ensino Fundamental 1 precisa de um ambiente estimulante, com projetos interdisciplinares e atividades que o levem para muito além das salas de aula. Aqui temos conteúdo com prazer, disciplina com afeto e consciência crítica com respeito.

Não basta saber ler que Eva viu a uva.

Culinária

No Ensino Fundamental 1, as atividades de Culinária acontecem como uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem.
Com receitas vinculadas aos conteúdos de diversas disciplinas, as atividades de Culinária trabalham temas específicos como, por exemplo, números racionais e frações, medidas de massa, partes dos vegetais etc, e temas transversais como saúde, sustentabilidade, meio ambiente, ética e cultura.

Caixa do Livro

Estimular o hábito da leitura em um mundo cada vez mais “ao toque dos dedos” definitivamente é um desafio! Dessa forma, para incentivar a leitura por prazer,  desenvolvemos o Projeto Caixa do Livro.

Com títulos selecionados pelas Equipes Pedagógicas do Maternal ao 5º ano, cada Caixa do Livro oferece grande variedade de gêneros textuais e autores.

Cada Caixa pode conter, por exemplo,  histórias em quadrinhos, livros “pop up”, histórias de super heróis do momento, e, é claro, belos clássicos da literatura.

A quantidade de livros da Caixa do Livro acompanha o número de alunos da turma e cada um pode passar até 1 semana com o livro escolhido. A ideia é atrair novos leitores, oferecendo variedade, qualidade e diversão individual ou em família!

Feira da Cultura

Ocorre anualmente com a participação da Educação Infantil e do Fundamental 1. Artes Visuais, Culinária, Geografia, História e Produção Textual. O objetivo é estimular entre os alunos o prazer pela pesquisa, valorizando elementos culturais do Brasil e do mundo. A partir de um tema central, cada turma prepara uma exposição ou apresentação relacionada ao conteúdo estudado. É diversão aliada a conhecimento.

Show de Talentos

Todos temos um artista dentro de nós. E é ele que a gente tenta despertar e colocar em cena para proporcionar belos espetáculos. Nossos alunos se organizam em grupos, sob a orientação da professora de Artes Cênicas, para elaborar, ensaiar e apresentar para uma plateia de 300 pessoas um tema previamente escolhido. Pode ser em forma de dança, canto, jogral ou teatro. O importante é colocar o talento em cena e arrancar aplausos do público.

Educação Financeira

No Ensino Fundamental, o projeto de Educação Financeira trabalha conteúdos que reforçam no aluno a consciência sobre o valor das coisas, como funciona um processo de compra, como lidar com o consumismo e a relação entre consumo e sustentabilidade. As crianças entendem sobre a importância de poupar e pesquisar preços, criando, desde cedo, uma relação saudável com o dinheiro.