educação infantil

Maternal

O primeiro contato da criança com a escola deve ser puro prazer e encantamento. Neste momento, além de muito cuidado e carinho, a criança precisa receber o estímulo certo para se desenvolver plenamente.

Nas turmas do Maternal 1 e 2, por trás de cada brincadeira e de cada atividade educativa, estão profissionais experientes e em constante atualização pedagógica. A atenção dos Professores e Auxiliares às necessidades e características individuais dos pequenos, sempre em busca do que faz seus olhos brilharem, é o que torna estas turmas tão especiais.

A leitura do mundo precede a leitura da palavra.

Jardim

Com Equipe Pedagógica altamente qualificada e áreas projetadas especialmente para atender as crianças nesta fase de descobertas, energia e curiosidade, a Educação Infantil do Colégio Paulo Freire convida o aluno a socializar e aprender com prazer!

Espaços amplos, salas de aula com varanda, banheiros exclusivos e área de recreação sob medida, tornam a rotina das crianças deste segmento estimulante e agradável. Aqui vamos desenvolver as habilidades sociais, emocionais e cognitivas que acompanharão nossos alunos por toda a vida escolar!

Feira da Cultura

Artes, Literatura, Teatro, Cinema, Música, Dança. A Feira da Cultura se abre para todas as manifestações artísticas incentivando a participação dos alunos. A partir de um tema central, cada turma prepara uma exposição ou apresentação relacionada ao conteúdo estudado. É diversão aliada a conhecimento.

Caixa do Livro

Atividade de incentivo à leitura para alunos a partir do Maternal 2, o Projeto Caixa do Livro tem como objetivo aproximar as crianças da literatura, apresentando autores nacionais e internacionais, sempre envolvendo muito prazer!
Semanalmente cada criança leva para casa um livro com o qual poderá passar 7 dias. Os livros de cada Caixa são selecionados semestralmente pelas Professoras e Coordenadoras da Educação Infantil, que buscam diferentes linguagens, autores e gêneros textuais. Nesta fase pré-alfabetização, a leitura é realizada em família, o que torna o Projeto Caixa do Livro ainda mais especial.

Viveiros

A convivência com animais ensina a criança a respeitar o meio ambiente, cuidar com carinho, alimentar os bichinhos e enxergar a natureza com outros olhos. Neste projeto, os alunos observam o comportamento e a reprodução de coelhos, patos, galinhas de diversas raças, codornas e calopsitas. Para as crianças da Educação Infantil, os bichos de Viveiros são uma atração à parte. As crianças consomem ovos de galinha e de codorna, aprendem o que pode ou não ser oferecido como alimento aos coelhos e têm uma convivência segura e respeitosa com os animais.

Sabor e Saúde – Horta, Pomar e Culinária

A educação alimentar é o primeiro passo para uma vida mais saudável e com sabores que vão sendo descobertos a cada dia. As crianças do Maternal 1 ao Jardim 3, frequentam a Horta acompanhando todas as etapas do processo de desenvolvimento de diversos tipos de vegetais. Exclusivamente nas turmas do Maternal 1 e 2, esse trabalho é acompanhado por uma Nutricionista que elabora atividades com as crianças utilizando as hortaliças. Neste projeto, os alunos participam da escolha e do plantio das sementes. Na horta, eles plantam, acompanham o desenvolvimento, colhem, degustam na escola ou levam para casa, com as informações nutricionais e até mesmo receitas.