Ensino fundamental I

Desenvolver habilidades, estruturas de pensamento, atitudes e posturas, estimulando a autonomia do aluno: esta é a base da proposta pedagógica do nosso Ensino Fundamental 1

Nesta fase em que a criança já traz sua bagagem de experiências, buscamos o equilíbrio entre a individualidade e o meio, construindo o conhecimento de acordo com suas vivências.

Na Era da Informação, o aluno do Ensino Fundamental 1 precisa de um ambiente estimulante, com projetos interdisciplinares e atividades que o levem para muito além das salas de aula. Aqui temos conteúdo com prazer, disciplina com afeto e consciência crítica com respeito.

Não basta saber ler que Eva viu a uva.

- Paulo Freire

Culinária

Do 3º até o 5º ano do Fundamental, os alunos podem participar de uma oficina de sanduíches saudáveis acompanhando o tema “Partes dos Vegetais”, do conteúdo de Ciências. Todas as atividades de Culinária são planejadas e, na medida do possível, contextualizadas, oferecendo receitas saudáveis. Assim, os alunos executam receitas, aprendem sobre o valor nutricional dos alimentos, descobrem seus sabores e inventam novidades.

Caixa do Livro

Até o 5º ano, a leitura é estimulada. Cada turma tem um baú com livros selecionados pelas professoras e coordenadoras, de autores nacionais e internacionais, de acordo com a faixa etária. A quantidade de livros da Caixa acompanha exatamente o número de alunos da turma e a leitura acontece em casa, em um esquema de ciranda. Cada aluno passa uma semana com o livro escolhido, e a leitura pode ser feita com a família ou individualmente.

Feira da Cultura

Ocorre anualmente com a participação da Educação Infantil e do Fundamental 1. Artes Visuais, Culinária, Geografia, História e Produção Textual. O objetivo é estimular entre os alunos o prazer pela pesquisa, valorizando elementos culturais do Brasil e do mundo. A partir de um tema central, cada turma prepara uma exposição ou apresentação relacionada ao conteúdo estudado. É diversão aliada a conhecimento.

Show de Talentos

Todos temos um artista dentro de nós. E é ele que a gente tenta despertar e colocar em cena para proporcionar belos espetáculos. Nossos alunos se organizam em grupos, sob a orientação da professora de Artes Cênicas, para elaborar, ensaiar e apresentar para uma plateia de 300 pessoas um tema previamente escolhido. Pode ser em forma de dança, canto, jogral ou teatro. O importante é colocar o talento em cena e arrancar aplausos do público.

Educação Financeira

No Ensino Fundamental, o projeto de Educação Financeira trabalha conteúdos que reforçam no aluno a consciência sobre o valor das coisas, como funciona um processo de compra, como lidar com o consumismo e a relação entre consumo e sustentabilidade. As crianças entendem sobre a importância de poupar e pesquisar preços, criando, desde cedo, uma relação saudável com o dinheiro.