Ensino médio

O Ensino Médio no Colégio Paulo Freire reafirma nosso compromisso com a formação integral de cidadãos críticos, conscientes e competentes. Do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, nossos alunos podem contar com uma nova expansão da infraestrutura e com a essência do nosso modo de educar, que envolve carinho, disciplina, ética e uma proposta pedagógica orientada para os melhores resultados. Construímos juntos esta história de sucesso e seguiremos em frente, transformando vidas com uma educação de qualidade.

Não há saber mais ou menos. Há saber diferentes.

Mais Paulo Freire

O projeto consiste em um aulão de exercícios que envolva algumas disciplinas e ajude na interpretação das questões do vestibular. A mediação é feita pelo professor de português.

Fórum Contemporâneo

Mensalmente, o Ensino Médio participa de um aulão que envolve de 2 a 3 disciplinas e trata sobre algum assunto de atualidade que pode cair no vestibular. Em 2019, os professores de química, biologia e geografia se juntaram para falar sobre a tragédia de Brumadinho.

Literatura e Outras Artes

O projeto desenvolvido pela equipe de português e literatura escolhe, anualmente, um tema a ser pesquisado e trabalhado em forma de arte, culminando em uma grande apresentação que envolve dança, jogral, poesia e teatro. O show é organizado pela equipe de português, dirigido pela professora de teatro e apresentado pelos próprios alunos.

Semana das Profissões

A partir de uma pesquisa feita pela coordenação do Ensino Médio, profissionais associados às universidades vão à escola conversar com os alunos sobre as opções de carreiras e tirar dúvidas sobre rotinas profissionais.

Universidades por Um Dia

Durante o ano, os alunos do Ensino Médio são apresentados as universidades do Rio de Janeiro. Eles conhecem a estrutura de espaços como o da ESPM, PUC, UFF, IBMEC e UFRJ.

Simulados ENEM

Pensando em apoiar os vestibulandos durante os estudos, o Colégio Paulo Freire fechou uma parceria com a Evolucional, plataforma que oferece simulados idênticos ao Enem. A partir dos resultados de cada aluno, a página pontua o que pode ser melhorado nos estudos de acordo com a opção de carreira de cada um e auxilia na preparação para um excelente desempenho no vestibular.