Blog Paulo Freire

Categoria: Fundamental I

Trabalho de campo enquanto método didático

Por que as aulas de campo são importantes para o ensino?

A importância da aula de campo para a construção do conhecimento e o desenvolvimento do raciocínio lógico é comprovada por vários estudos.

Aulas fora da sala despertam a mente e a capacidade de aprender e também geram um aumento de afeto e confiança entre alunos e professores.

A aula de campo não significa, necessariamente, uma viagem ou passeio. Pode acontecer no pátio da escola, na rua, no bairro, no parque florestal próximo ao colégio. Enfim, qualquer outro ambiente fora da sala de aula tradicional. Estas aulas também oferecem a possibilidade de trabalhar de forma interdisciplinar, pois dependendo do conteúdo, vários temas podem ser abordados.

No colégio Paulo Freire, esse recurso é amplamente utilizado em todos os segmentos.

Aqui, por meio do contato direto com o conteúdo, os alunos participam de diversas atividades e são estimulados a pensar criticamente e a sempre confrontar informações. Esse estímulo faz com que o nosso aluno tenha um motivo maior para aprender e ampliar o seu conhecimento.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, nossos alunos vivenciam experiências incríveis. As fotos e as expressões mostram como essas aulas deixam felizes todos que participam desse processo de ensino/aprendizado.