Nossos valores

Nossa missão

Formar cidadãos críticos, competentes e conscientes, oferecendo um elevado padrão de ensino, em atuação conjunta com as famílias no compromisso de educar.

Nosso compromisso

Ensinar nossos alunos a aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver em sociedade pelo desenvolvimento de habilidades, estruturas de pensamento, conhecimentos específicos e atitudes que permitam a eles fazer a diferença no meio em que vivem.

Por que "Colégio Paulo Freire"?

Mais célebre educador brasileiro, Paulo Freire (1921-1997) teve atuação e reconhecimento internacionais. Em sua obra, sempre defendeu, entre outras coisas, que a missão de uma escola é ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder, assim transformá-lo.

Em 1989, nossos diretores Pedro Anízio de Menezes e Lucia Lemme de Menezes, escreveram uma carta ao educador pedindo autorização para homenageá-lo, dando seu nome à instituição que iriam fundar. Foram autorizados, com uma carta escrita de próprio punho, por Paulo Freire, na qual se dizia também agradecido pela homenagem.

Trabalhamos constantemente a nossa “terra” para torná-la cada vez mais fértil e fazer, de cada uma das nossas “sementes”, uma grande “árvore"

Uma semente plantada em 1991

A educação de qualidade é o maior legado que você pode deixar para seu filho. Por isso, nos preocupamos em recriar a nossa escola todos os dias. Desde 1991, o Colégio Paulo Freire é uma escola democrática, que educa em parceria com a família, contando com a melhor infraestrutura tecnológica de Niterói.

Com ambiente integralmente projetado e construído para ser uma escola, o Colégio Paulo Freire é cercado pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca, um pedaço preservado de Mata Atlântica, com muito verde. Tudo para você poder se orgulhar em oferecer a melhor educação para seu filho.

Infraestrutura

O Colégio Paulo Freire está localizado em uma área de proteção ambiental. Ao redor dos seus mais de 5.500 m² de extensão está o Parque Estadual da Serra da Tiririca. E é a relação com esse ecossistema que nos estimula a fazer cada vez mais pelo planeta.

Educação Infantil

Salas com varanda; banheiros sob medida para os pequenos; Casa na Árvore; Campinho de Futebol; Casa de Bonecas; Acesso semanal à biblioteca do Maternal 1 ao Jardim 3; Animais como galinhas, codornas, patos e coelhos e horta, cultivada pelos alunos.

Ensino Fundamental 1 e 2

Amplas salas de aula climatizadas e com tratamento acústico; Wi-Fi; Datashow e quadros interativos; Laboratório de Ciências; quadra de esportes coberta; acesso total a Biblioteca, do 1º ao 9º ano.

Ensino Médio

Salas de aula amplas, climatizadas e com tratamento acústico; wi-fi; Datashow e quadros interativos; prédio exclusivo com amplo terraço para atividades orientadas; acesso total a Biblioteca

Biblioteca

Este é o espaço para sonhar e soltar a imaginação. A Biblioteca conta com mais de 8 mil volumes para todos os públicos e interesses. O prédio, integrado à reserva de Mata Atlântica, é arquitetonicamente pensado para dar ainda mais prazer à leitura.

Espaço exclusivo para a Educação Infantil

Mais de 1.000 m² de muito verde e instalações planejadas para o desenvolvimento pleno das crianças.

Salas de Aula

Nossa estrutura oferece salas de aula amplas, climatizadas, confortáveis e tecnológicas (com quadros interativos).

conheça um pouco mais da nossa proposta pedagógica