Imagine entender o que acontece no cérebro de um aluno quando ele está motivado, ansioso, curioso ou com dificuldade para aprender. E mais: saber como transformar esse conhecimento em estratégias que realmente façam diferença no dia a dia da escola.
É exatamente essa a proposta da Neurociência do Comportamento, campo de estudo que investiga como nosso cérebro, emoções e experiências moldam a forma como pensamos, sentimos e agimos. Um conhecimento que vai muito além da teoria: ele nos ajuda a criar ambientes de aprendizagem mais inteligentes, humanos e eficazes.
E é com orgulho que celebramos a mais nova conquista da nossa Diretora Pedagógica, Cristina Morais, que acaba de concluir sua pós-graduação na área pela PUC-RS. A nova formação se soma a uma trajetória sólida e diversificada, que inclui atuação como terapeuta familiar, especialização em Psicopedagogia (UNIPLI), pós-graduação em Mediação de Conflitos (Centro de Mediadores – Instituto de Ensino) e Certificação Internacional em Mediação Escolar (Escuela Internacional de Mediación, na Espanha).
Esse conjunto de saberes constrói um olhar integrado para a educação: atento às necessidades de aprendizagem, às relações humanas e às dinâmicas que tornam a escola um espaço vivo.
Ao unir sua experiência em gestão pedagógica a um conhecimento científico profundo sobre o comportamento humano, Cristina amplia as possibilidades de atuação do Colégio Paulo Freire:
- compreender melhor os fatores que influenciam o aprendizado;
- desenvolver estratégias para lidar com ansiedade, foco e motivação;
- criar experiências que respeitem o ritmo e o potencial de cada estudante.
Para nós, essa conquista reforça um compromisso que sempre nos guiou: educar com base em evidências, sensibilidade e propósito. Afinal, quando ciência e educação caminham juntas, o resultado é um ensino que toca não só a mente, mas também o coração.