Blog Paulo Freire
Categoria:
Vida Escolar
Conheça nosso Plano de Ação para o Retorno às Aulas 2021
Cientes de que o combate à disseminação do Coronavírus está diretamente
ligado às medidas de higiene pessoal e limpeza dos ambientes, este protocolo objetiva apresentar os procedimentos adotados pelo Colégio Paulo Freire para diminuir ao máximo as chances de transmissão e propagação do vírus no ambiente escolar.
Destacamos a importância da parceria das famílias e dos colaboradores, para que as ações surtam os efeitos desejados e o retorno às aulas seja seguro, harmonioso e motivo de alegria.
1) Momentos de Entrada e Saída
- A entrada na escola pelos alunos acontecerá em diferentes portões (unidades 1, 2 e 3), para evitar aglomerações.
- Alunos da Educação Infantil e Fundamental 1 entrarão pelo portão da Unidade 1.
- Alunos da Educação Infantil e Fundamental 1 terão a saída organizada pelo Sistema “FILHO SEM FILA”, com uso de aplicativos específicos e uma série de medidas que serão detalhadas em comunicado específico.
- Alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio obedecerão ao seguinte esquema de Entrada e Saída:
- 6° ano – Portão da Unidade 2
- 7° e 8° ano – Portão da Unidade 2
- 9° e 2° ano do Ensino Médio – Portão 2 da Unidade 3
- 1° e 3° ano do Ensino Médio – Portão principal da Unidade 3
ENVIAREMOS COMUNICADO COM FOTOS PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DOS PORTÕES.
- Pais e Responsáveis não entrarão nas dependências da escola.
- Alunos serão organizados em filas, respeitando a distância de 1,5 m entre eles.
- Logo na entrada haverá aferição da temperatura de todos. Alunos ou colaboradores cuja temperatura corporal ultrapasse 37,5ºC deverão retornar para suas residências.
- Nossos Inspetores, professores, auxiliares e funcionários farão a verificação constante do uso adequado das máscaras (obrigatório para alunos a partir de 03 anos).
- Alunos e funcionários deverão realizar a desinfecção de calçados nos tapetes sanitizantes.
- Alunos e funcionários deverão realizar a higienização das mãos e punhos com álcool em gel 70% ou lavando as mãos na pia localizada em frente ao portão.
2) Nas dependências da escola
- Áreas comuns receberam sinalização para que seja mantido o distanciamento social entre todos os frequentadores do espaço: Alunos e Profissionais da Educação.
- O uso de máscaras é obrigatório para todos os frequentadores do Colégio Paulo Freire a partir de 03 anos de idade, durante todo o tempo que permanecerem no Colégio.
- A máscara deve ser retirada do rosto apenas para comer e beber e deve ser trocada no máximo a cada 2 horas de uso.
- Cada aluno deve trazer diariamente duas máscaras, além da que chegará usando na escola. As máscaras serão trocadas no momento devido, em ação coletiva comandada pelos professores das turmas, no caso da Educação Infantil e Fundamental 1, e pelos inspetores e professores, no caso do Fundamental 2 e Ensino Médio.
- Foram instalados bebedouros com torneira adaptada para que copos e garrafas sejam utilizados no consumo de água. Fica proibido o disparo direto para a boca.
- Cada aluno e funcionário deverá utilizar seu próprio copo ou garrafa para consumo de água.
- Foram instalados 4 lavatórios nas entradas (Unidade 1, 2 e 3) para que a higienização das mãos aconteça de forma mais frequente, acessível e segura.
- Foram instalados totens para aplicação de álcool gel em espaços estratégicos.
- Foram instalados dispensers de álcool gel em locais estratégicos em toda área do Colégio.
- Ao longo do horário letivo haverá sanitização em TODOS os ambientes do Colégio, diversas vezes ao dia, dentro e fora das salas de aula.
- Cabe ressalva de que o produto utilizado na sanitização é especial para áreas frequentadas e hipoalergênico.
- As escadas receberam sinalização para que, caso os degraus tenham menos de 2m de largura, sejam utilizadas individualmente, seja para subida ou descida.
3) Nas salas de aula
- Todo o mobiliário foi disposto de modo a respeitar o distanciamento entre
os alunos e professores. - O uso de máscaras durante as aulas é obrigatório para todos: professores e alunos a partir de 03 anos.
- Foram instalados dispensers de álcool em gel em todas as portas, para que ao entrar ou sair da sala, alunos e professores reapliquem o produto nas mãos e punhos.
- O uso de material coletivo fica proibido. Cada aluno terá seu próprio kit oferecido e organizado pela escola para uso nas atividades em sala.
- Atividades com agrupamento de carteiras ficam proibidas.
- As salas de aula serão mantidas abertas, arejadas e com o ar-condicionado ligado em dias de calor intenso.
- As salas de aula serão desinfetadas por completo várias vezes ao dia, e também entre os turnos.
4) Uso de Cantinas e Refeitórios
- Do dia 08 ao dia 19 de fevereiro a Cantina do Colégio Paulo Freire permanecerá fechada e os alunos deverão consumir lanches trazidos de casa. Os sucos e demais produtos refrigerados devem ser trazidos em embalagens térmicas ou congelados, pois a geladeira da cozinha não poderá ser utilizada. Também não poderão ser utilizados o forno ou o microondas da escola.
- A partir do dia 22 de fevereiro a Cantina reabre, porém alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 não frequentarão o local. O serviço de compra e entrega dos lanches será totalmente intermediado pelas professoras e auxiliares.
- Alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio frequentarão a cantina em horários alternados, respeitando a sinalização de distanciamento e todos os procedimentos de higienização de mãos anteriormente citados.
- Nossos inspetores serão agentes de dispersão, impedindo que se formem quaisquer tipos de aglomerações neste momento.
- O refeitório da Unidade 2 permanecerá fechado para realização de refeições, assim como o restaurante da Cantina Guterres estará fechado até o mês de março, quando definiremos novas regras de utilização.
5) Horários:
- As turmas do Maternal ao 3º ano do Ensino Médio
terão aulas cumprindo seu horário cheio (horário este que varia de acordo com o segmento). - Alunos que optarem pelas aulas remotas cumprirão o mesmo horário das aulas presenciais, haja vista que a transmissão será ao vivo, pelo google meet.
- Durante o período de Adaptação os alunos do Maternal 1, Maternal 2 e Jardim 1 terão horários diferenciados, estabelecidos pelas Professoras das turmas juntamente com a Coordenação.
6) Grupos e Escalonamento:
- A necessidade ou não da divisão das turmas estará relacionada ao tamanho da sala de aula disponível, à quantidade de alunos que optarem pelo sistema presencial e à possibilidade de mantermos o distanciamento seguro entre os mesmos.
- Desta forma, em muitos casos, para que possamos cumprir o distanciamento de 1,5 metros entre os integrantes das salas de aula, dividiremos os alunos que optaram pelo retorno presencial em 2 grupos: grupo A e grupo B.
- Os grupos A e B se revezarão semanalmente no sistema presencial. Ou seja: uma semana o grupo A frequenta as aulas de forma presencial enquanto o grupo B participa de forma remota, e na outra semana o grupo B frequenta as aulas de forma presencial, enquanto o grupo A participa remotamente.
- Os grupos A e B serão divididos turma a turma, somente nos casos em que houver necessidade. A divulgação do calendário dos grupos será feita pelas coordenações.
- No caso dos alunos do Ensino Médio, que têm aulas no turno e contraturno, o revezamento dos grupos A e B se dará de forma diferente. Em uma semana o Grupo A frequenta a escola no turno da manhã e o grupo B no turno da tarde. Na semana seguinte, invertem-se os turnos.
7) Caso Suspeito na Família ou detectado em casa:
- É fundamental que alunos e profissionais fiquem em casa quando apresentarem sintomas gripais, se tiverem familiares sintomáticos (ou assintomáticos, mas esperando resultado de testes) ou após contato com caso confirmado.
- Em qualquer um dos casos acima, os responsáveis deverão comunicar à escola. Imediatamente iremos reportar a situação às autoridades de saúde e verificar se será necessária a suspensão das atividades presenciais da turma, ou não. A avaliação será feita pelas autoridades sanitárias da cidade.
- Neste momento são fundamentais a parceria e a transparência entre escola e famílias. Essa relação de confiança será a única forma de mantermos os protocolos sanitários ativos e prevenir a transmissão do coronavírus.
8) Caso Suspeito detectado na escola:
- Ao detectar um aluno com qualquer um dos sintomas compatíveis com os da Covid-19, tais como febre (superior ou igual a 37,5ºC ), tosse, falta de ar, dor de garganta, dor no corpo, diarreia e outros sintomas gastrointestinais, a escola entrará em contato com a família, solicitando a retirada imediata do aluno pelos responsáveis.
- O responsável então preencherá a FICHA DE RASTREAMENTO DE CASO SUSPEITO, documento necessário para registro e acompanhamento do caso, até que se confirme ou não a infecção pelo Coronavírus.
Em caso de confirmação de Covid-19, o aluno ou profissional só deverá retornar ao Colégio Paulo Freire mediante apresentação de autorização médica.
9) Sistema Híbrido:
- As turmas do Maternal ao 3º ano do Ensino Médio terão aulas em sistema
híbrido: presencial e remoto com transmissão simultânea, ao vivo, via Google Meet. - Os alunos que estiverem em casa cumprirão o mesmo horário do início e final das aulas em sala, haja vista que serão transmitidas em tempo real.
- Por meio de equipamentos de captação de audio e de imagem, os alunos de casa poderão acompanhar as aulas e ler o que estiver escrito no quadro. A plataforma de transmissão será o google meet.
- O Colégio Paulo Freire é parceiro Google For Education, de forma que diversas ferramentas Google, como o Google Classroom, serão utilizadas para otimizar o processo de aprendizagem e facilitar o acompanhamento dos pais.
- Os professores e auxiliares das turmas farão a interação entre os alunos acontecer. Alunos de casa não conseguem interagir com alunos da sala de aula e vice versa. Mas professores e auxiliares interagirão com ambos os grupos, proponto atividades, respondendo dúvidas etc.
- Haverá momentos na dinâmica das aulas em que os professores irão propor atividades que aproximem os alunos de casa do ambiente escolar.
- Algumas atividades FORA da sala de aula não poderão ser transmitidas ao vivo. Nestes casos os alunos que estiverem em casa receberão orientações específicas.
- Caberá aos pais, principalmente no caso dos alunos mais novos, observar o tempo de concentração dos seus filhos ao acompanhar as aulas ao vivo. Nos colocaremos à disposição para juntos traçarmos planos de estudos e estratégias que otimizem o tempo online de cada criança ou jovem.
- Como sempre, será fundamental a parceria entre famílias e escola!
10) Atendimento aos Responsáveis:
- O atendimento aos pais e responsáveis realizado pelas Coordenações, Direção e Professores será realizado de forma prioritariamente remota.
- O agendamento deve ser feito na Secretaria do Colégio Paulo Freire e a plataforma a ser utilizada para reuniões será o Google Meet.
- Casos excepcionais que exijam atendimento presencial serão avaliados individualmente.