SEM MEDO DO FUTURO: 5 formas de abordar a questão ambiental com crianças, de forma positiva

A crise climática é séria e já está aqui, batendo em nossas portas! Mesmo diante de um cenário preocupante, precisamos nos posicionar de forma positiva, especialmente ao lidar com crianças e jovens.

Dizer que “já destruímos o mundo” ou que “a raça humana deve desaparecer” só traz medo e não desperta o desejo de mudança! A hora é de educar para transformar!

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o ambientalista Luciano Paez compartilha dicas de abordagens positivas para que nossos jovens entendam a natureza de forma mais conectada.

1- Conscientização e Compreensão

• Explique de forma simples o que são mudanças climáticas e aquecimento global. Mostre como as atividades humanas afetam o clima.
  • Use exemplos concretos, como o derretimento das geleiras ou o aumento das temperaturas.

2- Conexão com a Natureza

• Leve as crianças para passeios ao ar livre. Explore parques, jardins e trilhas. Isso ajuda a criar uma conexão com o meio ambiente.
  • Observe plantas, animais e fenômenos naturais. Incentive a curiosidade e a observação.

3- Atividades Divertidas

• Realize atividades práticas, como plantar árvores, fazer compostagem ou criar um pequeno jardim.
  • Use jogos, livros e filmes relacionados ao meio ambiente para tornar o aprendizado mais divertido.

4- Redução do Consumo

• Ensine sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar. Explique como pequenas ações individuais podem fazer a diferença.
  • Mostre como economizar energia e água em casa.

5- Exemplo dos Adultos

• Seja um modelo. Demonstre práticas sustentáveis no dia a dia.
  • Incentive a participação em projetos escolares relacionados ao meio ambiente.

Lembre-se de que a educação climática capacita as crianças a se tornarem agentes de mudança. Elas podem fazer a diferença no futuro do nosso planeta!