Categoria: Ensino Médio

Formamos pessoas capazes de transformar o mundo

O Ensino Médio é a fase de afirmação de tudo o que foi aprendido ao longo dos anos, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. É natural que a chegada a essa fase escolar cause muita expectativa, tanto nas famílias quanto nos próprios alunos, que se veem cada vez mais próximos do momento da escolha da carreira e de assumirem seus lugares no mercado de trabalho.

Com carinho, disciplina e ética, neste período reafirmamos nosso compromisso com a formação integral de cidadãos conscientes e competentes, capazes de transformar o mundo. Para isso, oferecemos projetos que estimulam o pensamento crítico e reflexões sobre atualidades. Confira nossas atividades:

Plataforma Evolucional

Pensando em apoiar os vestibulandos durante os estudos, o Colégio Paulo Freire fechou uma parceria com a Evolucional, plataforma que oferece simulados idênticos ao Enem. A partir dos resultados de cada aluno, a página pontua o que pode ser melhorado nos estudos de acordo com a opção de carreira de cada um e auxilia na preparação para um excelente desempenho no vestibular.

Mais Paulo Freire

O projeto consiste em um aulão de exercícios que envolva algumas disciplinas e ajude na interpretação das questões do vestibular. A mediação é feita pelo professor de português.

Fórum Contemporâneo

Mensalmente, o Ensino Médio participa de um aulão que envolve de 2 a 3 disciplinas e trata sobre algum assunto de atualidade que pode cair no vestibular. Em 2019, os professores de química, biologia e geografia se juntaram para falar sobre a tragédia de Brumadinho.

Literatura e Outras Artes

O projeto desenvolvido pela equipe de português e literatura escolhe, anualmente, um tema a ser pesquisado e trabalhado em forma de arte, culminando em uma grande apresentação que envolve dança, jogral, poesia e teatro. O show é organizado pela equipe de português, dirigido pela professora de teatro e apresentado pelos próprios alunos.

Universidades por Um Dia

Durante o ano, os alunos do Ensino Médio são apresentados as universidades do Rio de Janeiro. Eles conhecem a estrutura de espaços como o da ESPM, PUC, UFF, IBMEC e UFRJ.

Semana das Profissões

A partir de uma pesquisa feita pela coordenação do Ensino Médio, profissionais associados às universidades vão à escola conversar com os alunos sobre as opções de carreiras e tirar dúvidas sobre rotinas profissionais.

Feira das Profissões

É a culminância da Semana das Profissões. Nesta atividade, as universidades se organizam para visitar o colégio, onde montam estandes de informações, apresentam seus cursos de graduação, promovem práticas e tiram dúvidas a respeito de provas de ingresso.

Com carinho, disciplina e ética reafirmamos nosso compromisso com a formação de cidadãos