fbpx

Blog Paulo Freire

Categoria: Sem categoria

20 perguntas respondidas sobre o ano letivo 2021

Sistema híbrido? Rodízio de alunos? Tire suas dúvidas sobre o ano letivo 2021.

1) As crianças vão ter que ficar de máscara na escola o tempo todo?

A partir dos 3 anos de idade, todas as crianças permanecerão de máscara no Colégio.

A equipe fará um trabalho de conscientização constante para o uso correto das máscaras, mas é muito importante que desde já crianças e adolescentes se acostumem a permanecer com a máscara o máximo de tempo possível.

Todas as crianças a partir de 3 anos devem trazer duas máscaras por dia, para que haja troca no momento adequado.

2) E os professores e funcionários do Colégio? Também usarão máscaras o tempo todo?

Sim. Professores e funcionários de todos os setores do Colégio Paulo Freire usarão máscara o tempo todo.

3) As crianças usarão máscara dentro da sala, com o ar-condicionado desligado?

Mesmo com janelas e portas das salas abertas todo o tempo, os aparelhos de ar-condicionado permanecerão ligados, tendo seus filtros limpos duas vezes ao dia. E sim, as crianças permanecerão de máscara dentro da sala.

4) Já no retorno as aulas acontecerão no horário cheio?

A princípio sim, mas ao longo da próxima semana iremos divulgar horários de forma mais detalhada, haja vista que cada segmento (Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2 e Médio) tem suas particularidades no horário,

5) Como serão transmitidas as aulas para os alunos que optarem pelo ensino remoto?

Serão transmitidas ao vivo pelo Google Meet.

6) Quanto tempo por dia o aluno em ensino remoto precisará ficar na frente do computador?

As aulas do ensino remoto serão transmitidas ao vivo, diretamente da sala de aula, de forma simultânea para todos os alunos. Desta forma, o aluno que estiver em casa irá acompanhar aulas no momento em que acontecem, como se estivesse presente em sala de aula.

Ficará a critério a família observar se é possível para o aluno de casa assistir às aulas durante todo o tempo previsto ou se ele precisará de pausas em momentos estratégicos. A parceria entre família e escola será mais importante do que nunca!

7) Professores do grupo de risco serão preservados enquanto não houver vacina?

Professores e funcionários do grupo de risco serão preservados, seguindo as determinações da OMS e do TRT-RJ.

8) A escola irá encorajar as famílias a manter o isolamento para evitar a circulação do vírus?

O trabalho de conscientização na relação entre alunos e professores será constante. Faz parte de nosso projeto político pedagógico a formação cidadã para o bem estar coletivo.
No que diz respeito às ações, a escola não irá realizar ou promover nenhum tipo de atividade que provoque aglomerações ou grande circulação enquanto não tivermos um quantitativo de pessoas imunizadas que permita tais eventos.

9) As provas para os alunos que optarem pelo ensino remoto, serão on-line ou presenciais?

As avaliações para os alunos que optarem pelo ensino remoto serão presenciais, porém realizadas em horários e ambiente diferente dos demais, reservado exclusivamente para tal.

10) Alunos do Fundamental 2 e Médio terão aula nos dois turnos, como de costume?
Haverá atividades nos dois turnos para alunos do 9º ano e Ensino Médio. Porém a distribuição de grupos e horários será definida a partir do resultado da pesquisa e divulgada por segmento.

11) As escolinhas de esportes também retornarão em 08/02?

Não. As escolinhas de esportes retornarão gradualmente, após o período de adaptação e acomodação dos novos parâmetros e protocolos sanitários. É importante que tenhamos bastante calma e prudência para que tudo ocorra da melhor forma possível.

12) Os responsáveis poderão entrar na escola para deixar seus filhos ou será drive thru?

Com exceção dos pais de alunos do Maternal 1, Maternal 2 e Jardim 1 (durante o período de adaptação), NENHUM PAI OU RESPONSÁVEL irá frequentar o espaço interno do Colégio Paulo Freire.

Casos em que haja necessidade de entrada deverão ser agendados e autorizados pela direção. SEM AGENDAMENTO OU AUTORIZAÇÃO não haverá entrada nem circulação de pais, responsáveis ou visitantes no Colégio Paulo Freire.

Trata-se de uma medida de extrema importância para que tenhamos um ambiente de fato protegido.

13)  Como será o Sistema Híbrido?
Chamamos de sistema híbrido de ensino a transmissão simultânea ao vivo das atividades realizadas em sala de aula, por meio de equipamentos de captação de som e imagem e transmissão pela internet, na plataforma Google Meet.

Os pais irão optar por uma das duas modalidades: presencial ou remota, respondendo à pesquisa que enviamos nesta segunda-feira. Caso mude de opção, seja ela qual for, basta comunicar à Coordenação do Segmento com uma semana de antecedência, para que possamos reorganizar a sala de aula e as turmas dentro dos padrões devidos.

14) Se toda turma resolver retornar presencialmente, como será?

O sistema híbrido, com transmissão ao vivo das atividades em sala, funcionará mesmo que todos os alunos de uma determinada turma retornem presencialmente.

Devemos lembrar que com todos os alunos optando pelo modo presencial, adotaremos um esquema de rodízio de alunos para que possamos manter o distanciamento seguro nas salas de aula. Neste caso, grupos de alunos se alternarão entre dias presenciais e dias remotos.

15) Como será organizado o horário de saída da Educação Infantil, para os pais que buscam as crianças na porta da sala?

Não haverá entrada de pais e responsáveis no Colégio Paulo Freire até que estejamos vivendo uma situação de segurança e normalidade. Contratamos uma empresa para nos dar suporte e treinamento neste processo de entrega e retirada dos alunos sem a entrada dos pais e responsáveis, e este processo acontecerá em sistema drive thru. No caso dos alunos do Fundamental 2 e Médio, este processo já é natural.

Obs: durante o período de adaptação dos alunos do Maternal 1, 2 e Jardim 1 os pais destas turmas, cumprindo todo o protocolo que será divulgado oportunamente, terão autorização para entrar no Colégio.  

16) No recreio haverá alguma regra sobre manter a distância e não dividir lanche? Como vai ser?

Os alunos da Educação Infantil e do Fundamental 1 lancham dentro da sala de aula. Desta forma, professores e auxiliares sempre estarão atentos, acompanhando e orientando a manutenção das normas de higiene.

Os alunos do Fundamental 2 e Médio, que lancham fora da sala de aula, serão orientados a manter o distanciamento e cumprir as regras de higiene e prevenção por nossos Inspetores e Agentes de Desaglomeração.

É MUITO IMPORTANTE QUE AS FAMÍLIAS ORIENTEM SEUS FILHOS DE TODAS AS IDADES SOBRE AS NORMAS DE HIGIENE. Este trabalho de conscientização deve ser diário, constante e contínuo nas famílias.

17) Os alunos do 6º ano vão poder começar o ano com o uniforme antigo?

Sim. Os alunos do 6º ano podem começar a frequentar as aulas com o Uniforme antigo e posteriormente adquirir o novo uniforme com tranquilidade.

18) Qual é a quantidade de alunos por sala para manter o distanciamento de 1,5 metros entre as carteiras?

As Secretarias de Saúde e de Educação do nosso Munícipio não estabeleceram ATÉ O MOMENTO um número máximo de alunos por turma. Desta forma, iremos organizar nossas salas de aula turma a turma, de acordo com a quantidade de alunos que forem frequentar, com o tamanho da sala de aula disponível e demais variáveis pedagógicas e administrativas.

19) Quais serão as medidas de higiene da cantina para enfrentar este momento?

Nas primeiras duas semanas de aula, a cantina e o refeitório permanecerão fechados. Neste período os alunos deverão consumir apenas o lanche que trouxerem de casa. A geladeira da nossa cozinha NÃO IRÁ ARMAZENAR LANCHES QUE NECESSITEM DE REFRIGERAÇÃO. Os alunos devem trazer sucos e bebidas em garrafas térmicas ou congelados para que na hora do lanche estejam prontos para consumo.

Após este período, cada segmento terá as próprias orientações para a retirada de produtos da Cantina, sempre primando pela higiene e manutenção do protocolo sanitário. Estas orientações são muito especificas para cada grupo, e serão detalhadas posteriormente.

20) Haverá algum controle dos casos de Covid-19 e comunicação aos pais da turma afetada?

Por parte da escola, o controle se dará por meio da medição da temperatura de alunos e funcionários nas entradas e pela tomada imediata das devidas providências no caso de observarmos a presença de alunos ou funcionários com sintomas compatíveis com os da doença.

É fundamental neste momento que as famílias estejam muito atentas ao desenvolvimento de sintomas por parte dos alunos, suspendendo as atividades presenciais imediatamente. Casos suspeitos e confirmados devem ser imediatamente notificados à escola.