Categoria: Sem categoria

6 dicas para uma adaptação tranquila

A adaptação é um momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares ou a uma nova etapa de ensino. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e atividades, sentindo-se cada vez mais segura. Não existe um tempo determinado para essa transição. Cada criança tem seu próprio processo, e no Colégio Paulo Freire procuramos respeitar o tempo e as vivências pessoais de cada um.

Veja agora 6 dicas de nossa Coordenadora Pedagógica Patrícia Sarmet, para tornar mais fácil o processo de adaptação escolar.

1) Não é só seu filho(a) que passa pela adaptação à escola. Você, sua família e os profissionais envolvidos também.

2) Procure transmitir segurança para seu filho, demonstrando confiança na escolha que fez!

3) Responda às perguntas sobre a escola de maneira honesta e tranquila. Não minta para a criança.

4) Evite falar muito sobre a escola nestes primeiros dias de aula. Isso gera uma ansiedade desnecessária e de difícil administração, principalmente para as crianças menores.

5) Entenda que esse é um momento em que a criança pode ficar mais sensível, então evite outras mudanças importantes, como por exemplo o desfralde ou a retirada da chupeta. Um passo de cada vez!

6) Caso estejam muito ansiosos ou com alguma questão particular a ser esclarecida, conversem com a escola. Essa parceria é fundamental para o sucesso desse processo!