Por que "Colégio Paulo Freire"?

Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Através de sua obra, Paulo Freire defendia, entre outras coisas, que a missão de uma escola seria ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder então transformá-lo.

Em 1989, nossos Diretores Pedro Anízio de Menezes e Lucia Lemme de Menezes, escreveram ao educador uma carta, pedindo autorização para lhe homenagear dando seu nome à Instituição de Ensino que estavam prestes a fundar.

Com uma carta escrita de próprio punho, o educador Paulo Freire respondeu aos diretores não apenas autorizando, como também agradecendo a homenagem.

Uma semente plantada há 25 anos

A educação é o maior bem que você pode oferecer ao seu filho. Conscientes disso, preocupamo-nos em recriar a nossa escola, todos os dias, para oferecer às nossas crianças a melhor formação. A melhor terra. A mais fértil. Para fazer cada uma das nossas sementes tornarem-se árvores.

Desde a sua criação, em 1991, o Colégio Paulo Freire vem cumprindo com o compromisso de evolução do seu inspirador, o educador Paulo Freire. Durante todo esse tempo, nosso foco foi a construção de uma escola democrática, onde se educa junto com a família, em um ambiente diferenciado, com muito verde e a melhor infraestrutura tecnológica de Niterói.

Orgulhe-se conosco de poder oferecer a melhor educação para seu filho. Este será seu melhor investimento hoje. E a maior das suas realizações amanhã.

Nossa missão

Formar cidadãos críticos,  competentes e conscientes através de elevado padrão de ensino e em atuação conjunta com as famílias no compromisso de educar.

Nosso Compromisso

Ensinar os nossos alunos a aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver em sociedade, através do desenvolvimento de habilidades, estruturas de pensamento , conhecimentos específicos e  atitudes que lhes permitam fazer a diferença na sociedade. .